• City:
    Lisboa
  • Address:
    Av. Fernando Pessoa 11,
    LT 3.16.01.E sala 8,
    1990-108 Lisboa | Portugal
  • Email:
    info@truememories.com
  • Phone:
    +351 211 963 615
Site Meta
Copyright 2021 © True Memories.
Developed by:  PixelInMotion

Rua São Bento nº384

sunset house
  • Order Date:
    2
  • Final Date:
    2
  • Client:
    ipsem

 

Este edifício situado no nº 384-388 da emblemática Rua de São Bento, fica junto à casa Museu da famosa fadista Amália Rodrigues, fica perto da Assembleia da Républica e próximo de todos os grandes antiquários que se espalham por esta rua tão conhecida.

Este edifício é constituído por 6 pisos, um de comércio e 5 habitacionais, tendo cada piso uma única fracção, com uma tipologia T2.

 Era um edifício bastante antigo, a precisar de uma grande intervenção estrutural quando foi adquirido, pensando-se naquela altura numa demolição total, mas graças a um grande projecto estrutural, acabou por ser reabilitado totalmente, mantendo todas as paredes existentes e o núcleo central de escadas.

Esta intervenção estrutural, teve a cargo do escritório de engenharia A2P, com projecto do engenheiro Vasco Appleton, que conseguiu manter todos os elementos relevantes do edifício.

Relativamente às fachadas, no alçado principal os vãos mantiveram-se bem como os elementos em pedra e os metálicos. No alçado tardoz, alguns vãos sofreram algumas alterações, passaram de janelas para portas, e foi criado um conjunto de varandas metálicas revestidas a mosaico hidráulico, que permitiram dar uma nova vivencia ao edifício.

O pátio situado a tardoz, foi totalmente recuperado, criando uma zona de estar exterior para o duplex do piso 1 e permitiu ainda qua as novas varandas ficassem apoiadas neste espaço.

O edifício apesar de ter sido recuperado segundo o método construtivo original em madeira, foi todo ele revestido com uma lamina de betão nas paredes existentes, e reforçado com alguns elementos metálicos.

A cobertura é totalmente nova, e as novas trapeiras em zinco deram a este último andar, luz natural e mais espaço.

O edifício foi também devidamente isolamento, acusticamente e termicamente dotando o edifício de bastante conforto. Os vãos são em madeira com vidro duplo e corte-térmico, e o ensombramento é feito a partir de portadas interiores em madeira, idênticas às originais.

Do you have a project?

Let's discuss
banner

Our Works

Explore our collection of projects and let us know if you need anything!
Get in touch