• City:
    Lisboa
  • Address:
    Av. Fernando Pessoa 11,
    LT 3.16.01.E sala 8,
    1990-108 Lisboa | Portugal
  • Email:
    info@truememories.com
  • Phone:
    +351 211 963 615
Site Meta
Copyright 2021 © True Memories.
Developed by:  PixelInMotion

Historic House of Santo André

sunset house
  • Order Date:
    2
  • Final Date:
    3
  • Client:
    Ipsem

 

Este edifício de arquitectura civil corrente, está implantado num lote de génese pré-terramoto, que pertencia à antiga igreja de Santo André.

As referências mais antigas à Igreja de Santo André são do principio do séc XIII, sendo igualmente referidas nas Inquirições do reinado de Dom Afonso III. Terá sido tornada sede de Paróquia de Santo André em 1286 após doação pelo rei Dom Diniz. A igreja ruiu quase completamente com o grande terramoto de 1755 que destruiu a cidade de Lisboa e foi o princípio do fim do império português, tendo sofrido obras de reconstrução que terminaram em 1779. Após as guerras liberais (entre liberais e absolutistas) e da extinção das ordens religiosas, o recheio da igreja foi vendido e em 1843 o edifício foi parcialmente demolido para a construção da praça. Duas das paredes exteriores da antiga igreja assim como diversas estruturas interiores foram aproveitas na reconstrução do novo edifico em 1847, as quais se conservam até hoje.

Em 2015 quando começamos a desenvolver o projecto, o edifico apresentava um estado de degradação muito avançado, e era constituído por comércio e habitação.

O nosso projecto propõe transformar este edifício numa única habitação, mantendo todas as paredes exteriores originais, sendo o projecto de arquitectura obrigado a sofrer adaptações à medida que iam surgindo novas descobertas arqueológias, tendo esta reabilitação sido acompanhada pelos serviços de arqueologia e de antropologia da Câmara Municipal de Lisboa.

Na casa podemos encontrar arcos góticos originais do Sec.XVIII, pedras com a inscrição da cruz de cristo, arcos com a marcação de uma das janelas originais da igreja e bases de colunas em pedra. O maior painel de azulejos que pode ser visto no Museu dos azulejos, foi retirado desta igreja. Durante o decorrer da obra, foi ainda encontrado o pavimento original da igreja, cujos os mosaicos de grande valor foram doados ao museu.

Do you have a project?

Let's discuss
banner

Our Works

Explore our collection of projects and let us know if you need anything!
Get in touch